Evento de apresentação da Conferência Tudo sobre eCommerce

No passado dia 16 de março, organizámos um evento exclusivo que serviu de apresentação da Conferência Tudo sobre eCommerce.

Para esse evento convidámos alguns oradores, Ana Ribeiro, Ecommerce Manager da PROF Shoes, Ricardo Oliveira, Brand Manager da Lemon Jelly e Serafim Costa, Head of Ecommerce Projects da Redicom.

Convidámos ainda o nosso parceiro its. your studio, representado pelo Pedro Cerqueira, e ainda a primeira pessoa a comprar um bilhete para assistir à Conferência Tudo sobre eCommerce, o Jorge Cunha!

O evento teve lugar nas instalações da DHL Express Portugal e incluiu uma visita a um avião de transporte de mercadorias e também ao centro de operações.

Como a visita foi feita ao final da tarde, tivemos oportunidade de observar a chegada das mercadorias vindas da rua e a sua separação tendo em conta o destino final, para posterior carregamento no avião.

De manhã bem cedo o procedimento é o inverso: a carga chega no avião vinda de outros países, é depois separada e segue para a rua para ser entregue aos clientes finais.

operaçoes-dhl-express-portugal

Sobre a Conferência Tudo sobre eComemrce, Ana Ribeiro adiantou que irá abordar “o tema da importância da equipa num projecto de ecommerce, quais os elementos fundamentais da mesma e de que forma contribuem para o sucesso do projecto“.

Já Ricardo Oliveira revelou que irá falar sobre “a evolução da Lemon Jelly dentro da realidade da Procalçado. Qual foi o grande desafio na transformação da criação de conteúdo físico para o mundo digital e a importância que existe na coordenação das duas coisas: entre a presença física que a marca tem nas lojas multimarca, nos clientes, no retalho e o mundo digital.“.

Serafim Costa vai falar na conferência sobre “a minha experiência sobre o que é realmente importante para um projeto de ecommerce de sucesso, como é o caso das equipas, da tecnologia e da estratégia. Quero também destacar erros comuns, (boas e más decisões), que fui vendo ao longo dos meus 20 anos de experiência, e como podem ser evitados“.

A DHL Express, nossos parceiros e nossos anfitriões neste evento de apresentação, explicou o porquê do seu interesse em estar associada ao nosso projeto e à Conferência Tudo sobre eCommerce. “Em termos de vendas de marcas portuguesas para o estrangeiro, a DHL Expresss tem clientes com centenas de envios por dia; atualmente os nossos dois maiores clientes são de ecommerce B2C, com um número de envios por dia nunca imaginado em clientes B2B. O ecommerce tem desenvolvido cada vez mais o nosso negócio e portanto tem sido uma aposta estratégica da DHL“, sublinhou Nuno Álvares Pereira, Marketing & Sales Director Portugal.

visita-dhl-express

Ricardo Oliveira acrescentou que “a aposta no ecommerce é uma aposta grande da marca, porque acreditamos que conseguimos conquistar aí uma importante parte da nossa faturação. Notamos uma evolução muito grande das vendas online com picos em eventos como a Black Friday ou durante o lançamento de coleções. O online tem vindo a ganhar uma preponderância muito grande face aos outros meios“.

Posso apenas caracterizar como evolução positiva, pois todos os anos assistimos a um aumento de faturação na casa dos 30%, desde que iniciámos o projecto em 2009“, confirmou Ana Ribeiro sobre a evolução da importância do ecommerce para o aumento de faturação das marcas.

Sente-se que as empresas (ou quase todas as empresas) acordaram e sentem necessidade de ter um projeto de ecommerce, principalmente no retalho, fabrico e distribuição, mas existe ainda muita desinformação“, sublinhou Serafim Costa.

A evolução das vendas online em Portugal proporciona a transformação de vários negócios. Pedro Cerqueira explicou que “os clientes de ecommerce do its. your studio cada vez mais entendem a importância de uma boa fotografia de produto. Tendo a fotografia de produto um papel preponderante no ecommerce, e estando o nosso estúdio cada vez mais focado neste tipo de fotografia, pareceu-nos óbvia a associação ao projecto Tudo Sobre eCommerce e posteriormente à primeira conferência. Fazia falta uma plataforma nacional de formação e de partilha de conhecimentos nesta área“.

Uma empresa com um negócio de ecommerce já solidificado no mercado (e com alguma dimensão) faz um número de envios que nenhuma empresa de negócio mais “tradicional” B2B faz. O crescimento do negócio das vendas online é exponencial, estamos a falar de crescimentos na ordem dos 20% face ao ano passado. Nós, na DHL Express, somos o melhor barómetro de uma economia, porque trabalhamos com empresas de vários setores – têxtil, calçado, eletrónica, tecnologia, vinhos, entre muitos outros – e a venda online não se esgota no mercado nacional. O ecommerce permite aos nossos clientes exportar para qualquer parte do mundo e isso é um driver importante de crescimento das empresas nacionais“, concluiu Nuno Álvares Pereira.

Jorge Cunha, a primeira pessoa a comprar um bilhete para a Conferência Tudo sobre eCommerce, partilhou connosco o seu feedback sobre este evento de apresentação. “Foi uma tarde bem passada, com a organização da Conferência Tudo Sobre eCommerce a mostrar todo o seu dinamismo, em conjunto com alguns dos oradores que estarão presentes na conferência assim como parceiros, indo o destaque para a DHL Express que, enquanto anfitrião mostrou a sua operação logística e o seu avião para transportes das encomendas internacionais“.

A Conferência Tudo sobre eCommerce está a um mês de distância. Garanta já o seu bilhete!