Facebook ads para ecommerce: Os 6 erros mais comuns na criação de audiências

Quem cria e gere campanhas de publicidade no facebook, reconhece  que a segmentação é um dos passos mais importantes para obtenção de bons resultados. Compreender os fundamentos na criação de audiências em publicidade no facebook ajuda-o a evitar alguns dos erros mais comuns na criação de audiências, as quais custam tempo e dinheiro à sua empresa ou loja online.

A segmentação em facebook ads ajuda as empresas a selecionar o público que pretendem alcançar com maior precisão: o segredo está em descobrir como criar essa segmentação de forma assertiva. Além de existir a possibilidade de segmentar por clientes já existentes pela empresa, outra das formas mais conhecidas de segmentação em facebook é a chamada “segmentação por interesses”  é o tipo de segmentação que mostra as suas campanhas a pessoas que possuem interesses específicos.

O facebook oferece uma das melhores plataformas de publicidade, que pode ser utilizada por qualquer empresa que pretenda alcançar os seus atuais e potenciais clientes; no entanto, também consegue ser uma ferramenta bastante frustrante para quem está a iniciar, devido à complexidade da sua ferramenta de publicidade. Resumimos, neste artigo, os 6 erros comuns na segmentação em facebook ads para que possa compreender os passos a tomar nos seus anúncios para e-commerce.

Os interesses em facebook ads e os interesses das páginas não são a mesma coisa

Este é um dos erros mais comuns. Existem diferenças entre os interesses de segmentação em facebook ads e os comportamentos (interesses das páginas) dos seus clientes e potenciais clientes. Como não compreendemos a diferença entre as duas coisas, isso faz com que estejamos, muitas vezes, a mostrar os anúncios às pessoas erradas.

Quando o utilizador gosta de uma página, está a mostrar  ao facebook que quer ser impactado por um conteúdos relacionados com os seus interesses.

Quando comparamos  páginas com interesses na plataforma de facebook ads, conseguimos verificar que uns são provenientes de gostos em páginas e outros não – são provenientes de interesses demonstrados. É o que pode verificar na imagem a seguir.

 

Isto acontece porque o facebook faz uso de uma rede de parceiros que ajuda a plataforma a determinar os interesses dos utilizadores. É bem provável que nunca tenha gostado da página da Audi, por exemplo, e seja impactado devido  a um determinado interesse demonstrado como por exemplo, carros.

 Considerar que todos os interesses no facebook ads são iguais.

Existem grandes diferenças entre os vários interesses disponíveis na plataforma de facebook ads. Na imagem seguinte está um exemplo claro do que pretendemos dizer:

 

Imagine que está a realizar uma segmentação para utilizadores interessados em futebol porque a sua empresa vende produtos para pessoas que praticam esta atividade física.

O que é que acha que vai acontecer? Provavelmente não temos como saber porque as pessoas que estão impactadas nesse interesse podem ser apenas simpatizantes de futebol, logo a sua audiência é demasiado ampla. Para ter sucesso em segmentação com base em interesses, a sua empresa precisa de ir mais fundo na segmentação e selecionar outros interesses relacionados com o seu produto e com as pessoas que utilizam o seu produto.

O que queremos dizer  é: quanto maior for o interesse comum entre várias pessoas, mais difícil será atingir o seu target.

Selecionar os interesses mais óbvios

Muitas empresas utilizam os interesses mais óbvios porque não sabem como segmentar a sua audiência dentro do facebook ads.

Utilizar os interesses mais óbvios significa que a sua empresa vai estar a concorrer com todas as outras empresas que utilizam os mesmos interesses na segmentação, ou seja, vai precisar de um investimento maior nas suas campanhas para conseguir atingir as pessoas que deseja.

Então como é que podemos fazer isso de forma diferente? Existem 3 formas de o fazer:

  • Segmentar por interesses em figuras públicas;
  • Segmentar por interesses de marcas concorrentes e relacionadas com o seu target;
  • Segmentar por interesses que impactam menos pessoas.

Dica: a forma mais conhecida de marketing para definir os interesses de segmentação é a criação de personas. Criar as personas, antes de começar a sua estratégia de publicidade em facebook ads, ajuda a sua empresa a atingir melhores resultados, a curto e a longo prazo.

Pense além do mais óbvio, ou seja, reflita sobre os interesses reais das pessoas, por exemplo: Pessoas interessadas em futebol provavelmente também têm interesses em produtos de nutrição. Existem mercados relacionados que satisfazem o mesmo target.

Utilize a ferramenta do facebook ads para realizar esse processo criativo de segmentação e não entrar em competição com os seus concorrentes.

Esta ferramenta encontra-se dentro do business manager e chama-se audience insights.

Além disso, pode usar uma outra ferramenta disponível no business manager que lhe permite verificar se está a utilizar interesses sobrepostos, evitando assim o desgaste de audiências.

Não realizar testes criativos e não realizar testes por interesses

Atingir resultados do facebook ads leva o seu tempo e dedicação, e é necessário realizar vários testes criativos nas diferentes audiências criadas com base em segmentação por interesses.

Dica: comece por utilizar um orçamento diário de um euro e permita que a campanha esteja ativa durante cinco dias. Verifique os indicadores de desempenho e de performance e perceba quais são os formatos de conteúdos mais indicados para essa audiência.

Os profissionais tendem a criar audiências e adicionar 5 a 10 interesses não relacionados, ou até mais, e esperar que aconteça o melhor. Alguns podem estar certos para o seu negócio mas a maioria poderá fazer a sua empresa perder dinheiro.

Nota: registe num documento os interesses que está a utilizar na criação de audiências nas suas campanhas de publicidade no facebook; desta forma vai conseguir perceber quais os interesses que estão a funcionar para o seu negócio. Não se esqueça de realizar diferentes testes para garantir que alcança  os resultados que tanto deseja.

Não segmentar os anúncios de facebook ads por critérios separados.

No facebook, os profissionais e os empreendedores podem segmentar pessoas com interesses relacionados, por exemplo, pessoas interessadas compras online e também interessadas em consumo responsável. Separar os interesses por diferentes camadas significa que está a criar uma zona de interesses sobreposta que são relevantes para a sua audiência – ou seja, que combinam entre si. Pode verificar na imagem a seguir o que pretendemos dizer.

 

É quando realizamos este exercício de interesses que a magia acontece. A sua audiência torna-se mais relevante para os objetivos que a sua empresa pretende atingir. Além disso, também é possível excluir interesses que não sejam relevantes, evitando investimentos desnecessários.

Dica: Teste as vezes que forem necessárias até perceber quais são os interesses que funcionam melhor para os seus clientes e potenciais clientes.

Não separar os dados demográficos e geográficos e usar interesses relacionados

Outro erro muito comum em publicidade no facebook tem a ver com a criação de audiências sem qualquer critério de dados demográficos e geográficos.

Acha mesmo que todos os homens e mulheres em Portugal são os seus potenciais clientes?

Ambos sabemos que a resposta a esta pergunta é não! Não crie audiências demasiado amplas para as suas campanhas de facebook ads. Utilize os critérios de segmentação de marketing base para criar audiências relevantes para o seu negócio.

Um público com um potencial de 200 mil a 500 mil para ecommerce em Portugal já é considerado uma boa dimensão para começar as suas campanhas de facebook ads.

Se as suas audiências forem demasiado grandes, tente restringir com interesses combinados. Se audiências forem demasiado pequenas, tente adicionar interesses para criar um target maior.

Pode levar algum tempo até que consiga descobrir quais os interesses mais relevantes para a sua empresa. Partilhe connosco os erros mais comuns na criação de audiências em facebook ads e esperamos que o artigo lhe seja útil para aumentar os resultados das suas campanhas de publicidade online no facebook.