Resumo da 1ª Conferência Tudo sobre eCommerce

A Universidade Católica do Porto recebeu no passado dia 5 de Maio a primeira Conferência Tudo sobre eCommerce, dedicada exclusivamente ao comércio eletrónico em Portugal e na Europa.

A equipa do TSE, em conjunto com os parceiros que apoiaram o evento e um grupo de voluntários, reuniram representantes de casos de sucesso na implementação de lojas online, entre os quais:

  • Joana Fernandes (Farfetch)
  • Raquel Ribeiro (Salsa)
  • António Tomé Ribeiro (El Corte Inglés Portugal)
  • Ricardo Oliveira (Lemon Jelly)
  • Jorge Simões (Sport Zone)
  • Rafic Daud (Undandy)
  • Pedro Paiva (Havaianas)
  • Serafim Costa (Redicom)
  • Ana Ribeiro (PROF)

Com uma faturação anual de mais de um milhão de euros, os responsáveis destas marcas debateram junto com a plateia uma área que representa um volume de negócios de 455,5 MM€ na Europa.

Desde cedo que o evento se revelou que seria um sucesso; a enorme procura que este evento teve por parte dos gestores de empresas e empreendedores com negócios online, fez com que um mês antes o mesmo já estivesse esgotado, o que criou uma enorme pressão para aumentarmos a capacidade da plateia.

Todas as apresentações focaram pontos comuns, nomeadamente, os fatores críticos de sucesso na implementação de lojas online: a gestão e formação de equipas, a operação logística implementada, gestão de stocks, tecnologia para ecommerce, processo de crescimento do negócio e internacionalização, gestão de relações com clientes, sistemas de pagamentos e a integração de sistemas. Com um formato intimista, o evento permitiu o networking entre todos os participantes e os oradores, bem como sessões de pergunta-resposta onde foram levantadas questões com as quais os participantes se deparam na gestão dos seus negócios, entre as quais a gestão de equipas, a questão da segurança nos pagamentos, as perdas marginais e as possíveis soluções a implementar.

Pedro Paiva – E-Logística

O Pedro Paiva abriu o evento e lançou o mote para a reflexão sobre a logística para e-commerce. O Director de Logística e Sistemas da Havaianas para Europa e Médio Oriente destacou a necessidade de aumentar o nível de serviço em ecommerce, com uma e-logística focada num serviço rápido e de elevada qualidade. Realçou igualmente a importância da prática de uma política de devoluções que transmita segurança aos clientes das lojas online.

Jorge Simões – Omnicanal: sermos disruptivos ou sermos descontinuados

A transformação digital e a implementação omnicanal foram os pontos de destaque na apresentação do Jorge Simões, Head of Ecommerce e Omnichannel da Sportzone. Com 18 anos de experiência na Sonae, o Jorge destacou a resiliência e foco na mudança das organizações. A adaptação ao digital é imperativa nos negócios atuais e só com essa visão de futuro será possível manter os negócios nos próximos anos.

Serafim Costa – Replatforming: Porquê, quando e como mudar a plataforma

A intervenção do Serafim Costa, responsável da área de e-commerce na Redicom, com mais de 15 anos de experiência na criação e implementação de projetos de tecnologia para e-commerce Portugal, foi um dos pontos altos do dia. Com descontração natural de quem domina o tema e algum humor à mistura, o Serafim apresentou os temas chave a ter em consideração na decisão de mudança de alteração da plataforma de e-commerce para o seu negócio online.

Raquel Ribeiro – A internacionalização através do ecommerce

Com uma vasta experiência na gestão do negócio online da Salsa, a Raquel Ribeiro apresentou os tópicos fulcrais num processo de internacionalização de uma marca através de ecommerce. A estratégia da marca passa por testar diversas estratégias em cada mercado, localização de conteúdos ao mercado e a análise do desempenho do website, produto e serviço de entrega. A Raquel destacou ainda a importância de se iniciar o projeto de venda online, assim como a utilização de ferramentas de marketing, de forma simples e com menor investimento, até que se torne necessário aumentar custos ou alocar mais recursos humanos.

Rafic Daud – Como escalar um Negócio de Ecommerce

Uma das startups portuguesas com um maior e mais rápido crescimento da atualidade, a Undandy destaca-se não só pelos produtos de qualidade, mas também pela estratégia de negócio. Rafic Daud, CEO e Co-founder, referiu a importância de reconhecermos e dominarmos os KPI’s (Key Performance Indicators) do negócio para um rápido crescimento. LTV (life time value) e CAC (customer acquisition cost) foram dois dos indicadores referidos pelo orador.

Ana Ribeiro – Equipa para Projetos de Ecommerce

Ana Ribeiro dedicou a sua apresentação a descrever a equipa da PROF e as funções da mesma. Com 6 pessoas neste momento, o projeto online do retalhista de calçado prevê um crescimento exponencial nos próximos anos, reforçando a necessidade de recursos humanos qualificados para exercerem as funções necessárias, entre as quais: fotografia e edição, gestão de redes sociais e influenciadores, gestão de publicidade online, desenvolvimento de conteúdos para SEO e serviço de apoio ao client

Ricardo Oliveira – Produção de Conteúdos do Offline para o Online

Desde a criação da marca que a Lemon Jelly se destaca pelos conteúdos de qualidade e de alto impacto visual. Ricardo Oliveira, brand manager da Lemon Jelly, reforçou a importância dos conteúdos numa estratégia digital e apresentou algumas das estratégias que a marca está a adotar online para a promoção desse conteúdo.

Joana Fernandes – A Humanização de um sistema online de pagamentos

Uma loja online não sobrevive sem um sistema de pagamentos simples, eficaz e seguro. Joana Fernandes explicou à audiência a estratégia da Farfetch neste sentido e os vários influenciadores – desde bancos a sistemas de pagamento – num processo de pagamentos online.

António Tomé Ribeiro – Otimização de processos em ecommerce

A última apresentação do dia foi-nos trazida pelo António Tomé Ribeiro, Head of Ecommerce & Omnichannel El Corte Inglés Portugal. O desafio da transformação digital e digitalização de processos foi novamente referido, além da complexidade da gestão de uma equipa de 60 pessoas, dedicada exclusivamente ao projeto de vendas online e da necessidade da criação, gestão e manutenção de uma base de dados única de clientes e vendas.

Quando questionados, todos os oradores reforçaram a importância da equipa e de recursos humanos dedicados ao crescimento do negócio online. Por outro lado, uma das maiores dificuldades, também reconhecida pelos oradores, é o recrutamento de profissionais qualificados em e-commerce, com formação e experiência comprovada.

A primeira conferência Tudo sobre eCommerce contou com o apoio da DHL Express, Havas Media, UTrust, Its Your Studio, WebHS, Alberto Seixas e também com o contributo dos parceiros Jasmin e Opiniões Verificadas.

A conferência de 2019 já está agendada para o dia 18 de Maio. Com este evento reforçamos a garantia de que este é um tema que está na ordem do dia e é de crescente importância para o sucesso dos negócios que pretendem ser globais.